:

  • Uso excessivo de celular prejudica sua visão


  • O surgimento de Astenopia Digital ou Síndrome da Visão do Computador.

Principalmente após a pandemia da covid-19, as pessoas tem passado muito mais tempo com o celular na frente do rosto. Seja dando uma olhadinha nas redes sociais, assistindo vídeos, mandando uma mensagem ou até mesmo estudando, o seu uso tem sido mais frequente.

Os olhos são estruturas sensíveis e focar nas coisas, necessita que o chamado músculo ciliar se contraia. Quando ficamos muito tempo com o celular, esse músculo precisa se esforçar mais e mais para focar e deixar as coisas nítidas, podendo causar complicações, como o surgimento de Astenopia Digital ou Síndrome da Visão do Computador.

Alguns sintomas começam a surgir para nos alertar, tais como:

sensação de olhos secos;
ardência nos olhos;
fadiga ocular;
dores de cabeça;
sensação de olhos secos, pois é comprovado que piscamos menos quando estamos em frente as telas.

Atualmente, as telas são compostas de luz azul, que possuem comprimentos de onda mais curtos e mais energia. Essa luz pode causar alguns problemas, como a Degeneração macular relacionada à idade; inflamação da conjuntiva; inflamação da córnea e catarata.

Mas, é possível se proteger desses problemas que pode ocorrer. Uma ótima opção é, se você já faz uso de óculos, mudar para uma lente que proteja seus olhos contra a luz azul emitida pelas telas. Também pode ser utilizado um óculos sem grau para aqueles que não fazem uso de óculos.

Outras medidas também podem ajudar: diminuir o brilho das telas, não mexer no celular em ambiente escuro e usar menos o aparelho celular.